A Kia vem “voando” e tudo indica que vai encerrar o ano dentro do Top 10 das marcas mais vendidas em Portugal. Até novembro, a fabricante sul-coreana já emplacou 7305 unidades, o que representa uma participação de mercado na casa de 3,6%.
A ampliação da oferta de elétricos - com estreias como o EV3 e o EV4 - foi decisiva para o avanço da Kia no mercado português, mas isso não impediu a marca de continuar investindo em opções com motor a combustão.
Depois de atualizar Sportage e Sorento, a Kia se prepara para apresentar, no ano que vem, o novo XCeed e o sucessor do Ceed (e do Ceed SW), que passará a se chamar K4 (e K4 SW, respectivamente). Antes disso, porém, a prioridade foi “cuidar” do Stonic: uma espécie de campeão de vendas da marca em Portugal, agora disponível a partir de 23 990 euros.
Um caso de sucesso
Lançado em 2017 e renovado em 2021, o Stonic já soma cerca de 13 500 unidades vendidas no país e, hoje, responde por aproximadamente 30% das vendas da Kia em Portugal. Isso ajuda a entender o peso deste modelo do segmento B, que acaba de receber a maior atualização de sua história.
Segundo a Kia, do modelo anterior praticamente só as portas permaneceram. O restante é novo - começando pelo visual externo, alinhado às propostas mais recentes da marca, com linhas mais angulosas e vincos mais marcantes.
Na dianteira, isso aparece de imediato com a nova assinatura luminosa vertical, a grade redesenhada e o para-choque que passa a trazer uma proteção inferior cromada. Atrás, as lanternas adotam agora um desenho em “C”, como no EV3 e no EV4, e passam a ficar integradas a uma tampa do porta-malas mais larga.
Além disso, o novo Kia Stonic passa a oferecer rodas de liga leve com desenho inédito, em 16” e 17”, e duas novas cores para a carroceria: Adventurous Green e Yacht Blue.
Revolução a bordo do Kia Stonic
Por dentro, a mudança é total. O Stonic deixou para trás o layout conhecido e passou a seguir uma solução parecida com a vista em modelos como EV3 ou EV4. Com isso, agora há um painel digital com duas telas lado a lado: uma de 11,1″ para o quadro de instrumentos e outra de 12,3″ destinada ao sistema de infoentretenimento.
Mais abaixo, os comandos do ar-condicionado também foram redesenhados, assim como o seletor do câmbio, o volante e o console central - que passa a incluir uma base de carregamento sem fio para o smartphone.
Para deixar o Stonic ainda mais moderno, foram incorporadas tecnologias como a chave digital, que elimina a necessidade de carregar a chave tradicional, mantendo-a integrada ao celular.
O que não mudou foi o espaço interno e o volume do porta-malas, que segue em 352 litros (ou 1155 litros com os bancos traseiros rebatidos).
No pacote de tecnologia e segurança, também houve reforço: o modelo passa a incluir itens como frenagem automática, detector de ponto cego com Safe Exit Warning, Cruise Control inteligente baseado na navegação, Lane Following Assist e Highway Driving Assist para suporte em rodovias.
Só uma motorização
Por fim, os motores - ou melhor, o motor: em Portugal, o Kia Stonic é oferecido apenas com o 1.0 T-GDi a gasolina, turbo, com 100 cv de potência e 172 Nm de torque máximo.
Esse conjunto pode ser combinado com câmbio manual de seis marchas ou com transmissão automática DCT de sete relações, embora esta última só esteja disponível no nível de equipamentos mais alto, chamado Tech.
Equipamentos: Drive e Tech
Falando em versões, vale destacar que o novo Stonic já sai de fábrica, desde a configuração de entrada (Drive), com rodas de 16″, telas duplas (11,1″ + 12,3″) com navegação, câmera de ré, sensores de estacionamento, Apple CarPlay e Android Auto sem fio e cruise control adaptativo.
No nível acima, o Tech passa a acrescentar ar-condicionado automático, freio de estacionamento elétrico (nas versões com câmbio automático), retrovisores externos com rebatimento elétrico, iluminação Full LED, rodas de 17″ e vidros traseiros escurecidos.
Quanto vai custar?
Já à venda em Portugal, o Kia Stonic (2026) parte de 23 990 euros na versão com câmbio manual e pacote Drive.
Ainda assim, a marca sul-coreana está com uma campanha de lançamento que reduz 2500 euros no valor de cada uma das versões abaixo e que já contempla despesas logísticas e administrativas, além de pintura metálica:
Além disso, como acontece com o restante portfólio da Kia, o Stonic conta com garantia de 7 anos ou 150 mil km.
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Deixar um comentário