Pular para o conteúdo

Salvador Caetano compra controle do Grupo Multimoto e entra nas duas rodas

Homem de terno em motocicleta em showroom com outras motos, capacete e tablet com mapa na mesa.

Salvador Caetano amplia a diversificação e mira a mobilidade sobre duas rodas

A Salvador Caetano já não cabe no rótulo de sinônimo da importação da Toyota ou da maior fábrica de ônibus do país, a CaetanoBus. Desde que Sérgio Ribeiro, atual diretor-executivo do Grupo, passou a liderar a companhia, o ritmo de expansão acelerou, o negócio ganhou escala e o alcance dessa histórica empresa portuguesa se alargou. Em menos de uma década, o Grupo Salvador Caetano cresceu de forma expressiva.

Essa trajetória, na visão do diretor-executivo, começou com o relançamento da Hyundai e seguiu com novos investimentos e operações em diferentes mercados europeus e africanos. Mais recentemente, o grande foco esteve nas marcas chinesas, como BYD, Xpeng e Dongfeng. Agora, o movimento avança para um campo totalmente novo: o das duas rodas.

Aquisição do Grupo Multimoto coloca a Salvador Caetano no mercado de motos

A Salvador Caetano anunciou a aquisição da maioria do capital do Grupo Multimoto, distribuidor líder em Portugal de várias marcas de motas e de veículos de mobilidade. O portfólio reúne nomes bastante conhecidos, como Kawasaki, Benelli, Keeway, Segway, UM, Linhai, Kymco, CF Moto, Morbideli, Cyclone, TM e até a exclusiva Bimota. Trata-se de um conjunto de marcas de origens distintas - japonesas, italianas e, principalmente, chinesas - que traduzem tanto a variedade quanto a transformação em curso no setor.

Com presença forte em Portugal e uma atuação que vem aumentando na Espanha, o Grupo Multimoto passa a integrar o plano de diversificação da Salvador Caetano. Segundo Sérgio Ribeiro, diretor-executivo do grupo, “este é um importante passo para o investimento estratégico nesta área de negócio, promovendo a sua expansão nacional e internacional”.

De importadora e fabricante a plataforma industrial e comercial

Mais do que uma operação empresarial, o movimento funciona como sinal claro de reposicionamento. A Salvador Caetano deixou de ser apenas a empresa que traz automóveis para o país ou que fabrica ônibus em Vila Nova de Gaia, na região do Porto. Ao longo do tempo, tornou-se uma plataforma industrial e comercial multifacetada, atenta às dinâmicas atuais da mobilidade - que hoje podem passar por uma scooter urbana, por uma moto de alta cilindrada ou até por um ATV.

A compra da Multimoto marca, ainda, a primeira grande entrada de um dos gigantes nacionais da distribuição automotiva no universo das duas rodas.

Também é significativo que essa consolidação seja feita por meio de marcas que atravessam três geografias: Japão, Itália e, sobretudo, a China - país que se consolidou como protagonista global na produção de motos e que, a exemplo do que acontece na indústria automotiva, vem conquistando cada vez mais espaço na Europa.

Vale lembrar que foi justamente com uma marca japonesa, a Toyota, que o grupo começou a ganhar dimensão em Portugal. Assim, a empresa portuguesa volta a se reinventar: depois de automóveis, ônibus e soluções de mobilidade, chega a vez das duas rodas.

Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário